SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Avaliação da capacidade funcional dos membros superiores por meio do TEMPA: Valores de referência, efeito da idade, gênero, dominância e relação com a destrezaFactores que interferem nas magnitudes de impacto na recepção ao solo no remate em suspensão do andebol índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107X

Motri. v.7 n.2 Vila Real  2011

 

Desempenho motor e dificuldades de aprendizagem em escolares com idades entre 7 e 10 anos

 

J. Silva 1, T.S. Beltrame 2

1 Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Laboratório de Distúrbios da Aprendizagem e do Desenvolvimento - LADADE, Brasil.

2 Laboratório de Distúrbios da Aprendizagem e do Desenvolvimento - LADADE; Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Brasil.

Endereço para correspondência

 

RESUMO

O objetivo geral deste estudo foi avaliar o desempenho motor de crianças com e sem indicativos de dificuldades de aprendizagem. Participaram do estudo 406 escolares com idades entre 7 e 10 anos, sendo 231 (56.9%) meninas e 175 (43.1%) meninos, estudantes de uma escola pública municipal de São José/SC/Brasil. O indicativo de dificuldades de aprendizagem foi verificado por meio do Teste de Desempenho Escolar (TDE), enquanto o desempenho motor e o indicativo de dificuldades motoras com a Bateria para a Avaliação do Movimento da Criança (MABC). Meninos sem dificuldades de aprendizagem tiveram melhor desempenho na maior parte das habilidades avaliadas, além de haver associação entre o indicativo de problemas motores com as dificuldades de aprendizagem em escrita, matemática e leitura. Por outro lado, estudantes do sexo feminino com e sem indicativo de dificuldades de aprendizagem não se diferenciaram quanto às habilidades motoras avaliadas, havendo somente associação entre o indicativo de dificuldades motoras e as dificuldades de leitura. Com base nas diferenças identificadas entre meninos e meninas, os resultados chamam a atenção sobre a necessidade de que pesquisas futuras nesta área considerem a variável sexo como um diferencial nessa relação.

Palavras-chave: desempenho motor, habilidades motoras, dificuldades de aprendizagem, dificuldades motoras, escolares

 

Motor performance and learning difficulties in schoolchildren aged 7 to 10 years old

ABSTRACT

The general objective of this study was to evaluate the motor performance of children with and without learning difficulty indicatives. Took part in the study 406 students aged 7 to 10 years old, being 231 girls (56.9%) and 175 (43.1%) boys enrolled in a municipal public school in São José, Santa Catarina, Brazil. The indicative of learning difficulties was verified through the TDE, while motor performance was evaluated with the MABC. Boys without learning difficulties had better performance in the majority of the abilities evaluated, beyond an association between the indicative of motor problems with learning difficulties towards writing, arithmetic, reading, and in general. On the other hand, female students of the sample with and without any indicative of learning difficulties did not differentiate themselves as to motor abilities evaluated, with an association merely between the indicative of motor problems and reading problems. Based on the differences identified between girls and boys, results call attention to the need for future research in this area, considering gender as a differential variable in this relationship.

Keywords: motor performance, motor abilities, learning difficulties, motor difficulties, schoolchildren

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

REFERÊNCIAS

American Psychiatric Association − APA (1995). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (4ª ed.). Porto Alegre: Artes Médicas.

Bandeira, M., Rocha, S. S., Freitas, L. C., Prete, D. A. P., & Prete, A. (2006). Competência acadêmica de crianças do ensino fundamental: Características sociodemográficas e relação com habilidades sociais. Interação em Psicologia, 10(1), 53-62.        [ Links ]

Brancalhone, P. G., Fogo, J. C., & Williams, L. C. A. (2004). Crianças expostas à violência conjugal: Avaliação do desempenho acadêmico. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 20(2), 113-117.        [ Links ]

Cairney, J., Hay, J., Faught, B., Wade, T., Corna, L., & Flouris, A. (2005). Developmental coordination disorder, generalized self-efficacy toward physical activity, and participation in organized and free play activities. The Journal of Pediatrics, 147, 515-520.

Capellini, S. A., Tonelotto, J. M. F., & Ciasca, S. M. (2004). Medidas de desempenho escolar: Avaliação formal e opinião dos professores. Estudos de Psicologia (Campinas), 21(2),79-90.

Capovilla, A. G. S., Gütschow, C. R. D., & Capovilla, F. C. (2004). Habilidades cognitivas que predizem competência de leitura e escrita. Psicologia: Teoria e Prática, 6(2), 13-26.        [ Links ]

Cia, F., & Barham, E. J. (2008). Estabelecendo relação entre autoconceito e desempenho acadêmico de crianças escolares. Psico, 39(1), 21-27.        [ Links ]

Correia, L. M. (2004). Problematização das dificuldades de aprendizagem nas necessidades educativas especiais. Análise Psicológica, 22(2), 369-376.         [ Links ]

Cunha, M. F. C. (1990). Desenvolvimento psicomotor e cognitivo: Influência na alfabetização de criança de baixa renda. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

D’Avila-Bacarji, K. M. G., Maturano, E. M., & Elias, L. C. S. (2005). Suporte parental: Um estudo sobre crianças com queixas escolares. Psicologia em Estudo, 10(1), 107-115.        [ Links ]

Dell’Aglio, D. D., & Hutz, C. S. (2004). Depressão e desempenho escolar em crianças e adolescentes institucionalizados. Psicologia: Reflexão e Crítica, 17(13), 341-350.        [ Links ]

Dewey, D., & Wilson, B. N. (2001). Developmental coordination disorder: What is it? Physical and Occupational Therapy in Pediatrics, 20, 5-28.

Dewey, D., Kaplan, B. J., Crawford, S. G., & Wilson, B. N. (2002). Developmental, coordination disorder: Associated problems in attention, learning, and psychosocial adjustment. Human Movement Science, 21(5/6), 905-918.

Eckert, M. A., Leonard, C. M., Richards, T. L., Aylward, E. H., Thomson, J., & Berninger, V. W. (2003). Anatomical correlates of dyslexia: Frontal and cerebellar findings. Brain, 126(2), 492-494.

Fávero, M. T. M., & Calsa, G. C. (2004). Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem da escrita. Comunicação apresentada no Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, Maringá, Brasil.

Ferreira, L. F., Nascimento, R. O., Apolinário, M. R., & Freudenheim, A. M. (2006). Desordem da coordenação do desenvolvimento. Motriz, 12(3), 283-292.        [ Links ]

Fonseca, V. (1995). Manual de observação psicomotora: Significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artes Médicas.

França, C. (2008). Desordem coordenativa desenvolvimental em crianças de 7 e 8 anos de idade. Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Gallahue, D. L., & Ozmun, J. C. (2005). Compreendendo o desenvolvimento motor: Bebês, crianças, adolescentes e adultos (3ª ed.). São Paulo: Phorte.

Henderson, S. E., & Sugden, D. A. (1992). Movement assessment battery for children. London: Psychological Corporation.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira − INEP (2009). Mulheres na educação básica. Consultado em 25 de Março de 2009, a partir de http://www.inep.gov.br/imprensa/noticias/censo/escolar/news09_04.htm

Jongmans, M. J., Smits-Engelsman, B. C. M., & Schoemaker, M. M. (2003). Consequences of comorbidity of developmental coordination disorders and learning disabilities for severity and pattern of perceptual-motor dysfunction. Journal of Learning Disabilities, 36(6), 528-537.

Junaid, K., & Fellowes, S. (2006). Gender differences in the attainment of motor skills on the movement assessment battery for children. Physical & Occupational Therapy in Pediatrics, 26(1/2), 5-11.

Kadesjo, B., & Gillberg, C. (1999). Developmental coordination disorder in Swedish 7-year-old children. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 38(7), 820-828.

Kaplan, B. J., Wilson, B. N., Dewey, D., & Crawford, S. G. (1998). DCD may not be a discrete disorder. Human Movement Science, 17, 471-490.

Kourtessis, T., Thomaidou, E., Liveri-Kantere, A., Michalopoulou, M., Kourtessis, K., & Kioumourtzoglou, E. (2008). Prevalence of developmental coordination disorder among Greek children with learning disabilities. European Psychomotricity Journal, 1(2), 10-17.

Leonard, C. M., Lombardino, L. J., Walsh, K., Eckert, M. A., Mockler, J. L., Rowe, L. A., ... Bose, C. B. (2002). Anatomical risk factors that distinguish dyslexia from sli predict reading skill in normal children. Journal of Communication Disorders, 35, 501-531.

Livesey, D., Coleman, R., & Piek, J. (2007). Performance on the movement assessment battery for children by Australian 3- to 5-year-old children. Child: Care, Health and Development, 33(6), 713-719.

Medeiros, P. C., Loureiro, S. R., Linhares, M. B. M., & Maturano, E. M. (2000). A auto-eficácia e os aspectos comportamentais de crianças com dificuldade de aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, 13(3), 327-336.        [ Links ]

Medeiros, P. C., Loureiro, S. R., Linhares, M. B. M., & Maturano, E. M. (2003). O senso de auto-eficácia e o comportamento orientado para a aprendizagem em crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem. Estudos de Psicologia (Natal), 8(1), 93-105.

Meister, E. K., Bruck, I., Antoniuk, S. A., Crippa, A. C. S., Muzzolon, S. C. B., Spessatto, A., & Gregolin, R. (2001). Learning disabilities: Analysis of 69 children. Arquivos de Neuropsiquiatria, 59(2), 338-341.        [ Links ]

Missiuna, C., Rivard, L., & Pollock, N. (2004). They’re bright but can’t write: Developmental coordination disorder in school aged children. Teaching Exceptional Children Plus, 1(1). Consultado em 28 de Dezembro de 2009, a partir de http://escholarship.bc.edu/education/tecplus/vol1/iss1/art3/

Moe-Nilssen, R., Helbostad, J. L., Talcott, J. B., & Toennessen, F. E. (2003). Balance and gait in children with dyslexia. Experimental Brain Research, 150(2), 237-244.

Mon-Williams, M., Wann, J. P., & Pascal, E. (1994). Ophthalmic factors in developmental coordination disorder. Adapted Physical Activity Quarterly, 11, 170-178.

Moreira, N. R., Fonseca, V., & Diniz, A. (2000). Proeficiência motora em crianças normais e com dificuldades de aprendizagem: Estudo comparativo e correlacional com base no teste de proficiência motora de Bruininks-Oseretsky. Revista da Educação Física/UEM, 11(1), 11-26.         [ Links ]

Nicolson, R., & Fawcett, A. J. (2006). Do cerebellar deficits underlie phonological problems in dyslexia? Developmental Science, 9(3), 259-262.

O’Hare, A., & Khalid, S. (2002). The association of abnormal cerebellar function in children with developmental coordination disorder and reading difficulties. Dyslexia, 8(4), 234-248.

Polatajko, H. J., & Cantin, N. (2005). Developmental coordination disorder (dyspraxia): An overview of the state of the art. Seminars in Pediatric Neurology, 2(4), 250-258.

Ramus, F., Pidgeon, E., & Frith, U. (2003). The relationship between motor control and phonology in dyslexic children. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 44, 712-722.

Reynolds, D., & Nicolson, R. I. (2007). Follow-up of an exercise-based treatment for children with reading difficulties. Dyslexia, 13, 78-96.

Rutter, M., Caspi, A., Fergusson, D., Horwood, J. L., Goodman, R., Maughan, B., ... Carroll, J. (2004). Sex differences in developmental reading disability. The Journal of the American Medical Association, 291(16), 2007-2012.

Saigal, S., Hoult, L. A., Stoskopf, B. L., Rosenbaum, P. L., & Streiner, D. L. (1998). Role of gender and birthweight in the stability of psychometric scores and the incidence of specific learning disabilities (LD) among “normal” ELBW and term children. Pediatric Research, 43(4), 228.

Salles, J. F., & Parente, M. A. M. (2006). Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 22(2), 153-162.        [ Links ]

Santos, P. L., & Graminha, S. S. V. (2005). Problemas emocionais e comportamentais associados ao baixo rendimento acadêmico. Estudos de Psicologia (Natal), 11(1), 101-109.

Schirmer, C. R., Fontoura, D. R., & Nunes, M. L. (2004). Distúrbio da aquisição da linguagem e da aprendizagem. Jornal de Pediatria, 80(2), 85-103.        [ Links ]

Smith, C., & Strick, L. (2001). Dificuldades de aprendizagem de A a Z: Um guia completo para pais e professores. Porto Alegre: Artmed.

Smits-Engelsman, B. C. M., Niemeijer, A. S., & Galen, G. P. (2001). Fine motor deficiencies in children diagnosed as DCD based on poor grapho-motor ability. Human Movement Science, 20, 161-182.

Souza, A. R. M., & Sisto, F. F. (2001). Dificuldade de aprendizagem em escrita, memória e contradições. Psicologia Escolar e Educacional, 5(2), 39-47.        [ Links ]

Souza, C., Ferreira, L., Catuzzo, M. T., & Corrêa, U, C. (2007). O teste ABC do movimento em crianças de ambientes diferentes. Revista Portuguesa de Ciência e Desporto, 7(1), 36-47.        [ Links ]

Stein, L. M. (1994). Teste de desempenho escolar: TDE. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Stevanato, I. S., Loureiro, S. R., Linhares, M. B. M., & Maturano, E. M. (2003). Auto-conceito de crianças com dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento. Psicologia em Estudo, 8(1), 67-76.        [ Links ]

Vicari, S., Finzi, A., Menghini, D., Marotta, L., Baldi, S., & Petrosini, L. (2005). Do children with developmental dyslexia have an implicit learning deficit? Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry, 76, 1392-1397.

Visser, J. (2003). Developmental coordination disorder: A review of research on subtypes and comorbidities. Human Movement Science, 22, 479-493.

White, S., Milne, E., Rosen, S., Hansen, P., Swettenham, J., Frith, U, & Ramus, F. (2006). The role of sensorimotor impairments in dyslexia: A multiple case study of dyslexic children. Developmental Science, 9(3), 237-269.

Wilson, P. H., & McKenzie, B. E. (1998). Information processing deficits associated with developmental coordination disorder: A meta-analyses of research findings. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 39(6), 829-840.

Wright, H. C., & Sugden, D. A. (1998). A school based intervention programme for children with developmental coordination disorder. Physical Education & Sport Pedagogy, 3(1), 35-50.

 

Endereço para correspondência: Thaís Silva Beltrame, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID/UDESC), Laboratório de Distúrbios da Aprendizagem e do Desenvolvimento, Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros, CEP: 88080-350 Florianópolis - SC, Brasil.

E-mail: thais.beltrame@udesc.br

 

Submetido: 21.02.2010   Aceite: 31.07.2010

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons