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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.10 Lisboa  2007

 

Milena Joana Barsotti Guimarães

2006

 

Um estudo sobre a prática de inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais em uma escola particular

Orientação: Prof. Doutor Egídio José Romanelli

 

O presente trabalho apresenta uma análise das práticas inclusivas desenvolvidas em classes regulares numa escola particular, no município de Curitiba - Paraná. Inspira-se numa concepção que privilegia a mudança de paradigma educacional na qual o alvo são as estratégias e os recursos a serem viabilizados pelos professores e pela equipe multidisciplinar para atendimento das necessidades educativas especiais (NEE) dos educandos, em detrimento de uma avaliação nosográfica. Esse procedimento afasta-se das metodologias clássicas de diagnóstico que segregam os alunos portadores de necessidades especiais (PNE). Inicia-se com uma abordagem histórica que busca a gênese da educação inclusiva nos movimentos pela luta dos direitos civis e da igualdade de oportunidades. Na pesquisa documental, buscam-se as bases legais nacionais e internacionais dos procedimentos inclusivos. Segue uma revisão conceitual das NEE e da educação inclusiva, com base na categorização dos tipos de NEE e nos pressupostos da teoria sócio-histórica de Vygotski. Essa orientação teórica levou à metodologia de avaliação das NEE, à anàlise dos procedimentos de adaptação curricular e à organização académica, com apoio a ser dado ao aluno PNE. Analisam-se, ainda, os aspectos político, técnico, cientifico e pedagógico fundamentais para a viabilidade das práticas educacionais inclusivas.. Essa orientação teórica deu sustentação à metodologia de colecta de dados, sendo que os elementos de análise identificados no quinto capítulo tiveram suas bases na teoria de Vygotski, acrescida de uma visão social e cultural da inclusão.

 

 

This work analyses the practices for inclusion applied to regular class rooms at a private school in Curitiba. It’s inspired in a conception that considers the change of educational paradigms to the application of resources and educational actions facing the special necessities of the pupils, in substitution to a simple grade evaluation. This procedure keeps distance from classic diagnostic methodologies that segregate the students with special necessities. It begins with a historical overview that searches the educational inclusion genesis at the civil rights and equal opportunities movements. With the documental research, the author looks for the national and international legal fundaments of inclusion procedures. In sequence, it’s presented a conceptual revision of the special educational needs and of the inclusive education (SEN), considering a categorization of the types of SEN and in the educational concepts referred to the characterization of the children with SEN development, as well considering the Vygotski’s social-historic theory. Such theoretical orientation gave rise to the methodology of SEN evaluation, to the analysis of the curricular adaptation procedures and to the academic organization, as support to the students with special necessities. After, the author analyses the political, technical, scientific and pedagogical fundamental aspects to the viability of the inclusive educational practices, which were the basement of the data collect methodology. The analysis elements pointed in the fifth chapter are based on Vygotski’s theory and an additional socio-cultural vision of the inclusion.