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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.7 Lisboa  2006

 

Uma Aproximação à Pedagogia-Educação Social

 

Andrés Soriano Díaz *

A Pedagogia Social e a Educação Social estão situadas num ponto onde confluem o educativo e o social, e as suas origens e desenvolvimento histórico só podem compreender-se a partir desta perspectiva.Na sua configuração,as necessidades práticas sempre apontaram o caminho da reflexão teórica, o que marcou a identidade da pedagogia social como disciplina científica e da educação social como espaço de intervenção prática. A educação social define-se, não só pelas funções que tradicionalmente têm constituído a sua esfera de competência, como também por aquelas que, em resposta às necessidades derivadas da realidade cambiante, lhe são circunstancialmente atribuídas. Existe, igualmente, uma legitimação e fundamentação da educação social em diversos textos legais, tanto internacionais como de carácter nacional, nos quais se recolhe a filosofia das políticas sociais de cada país. Assim sendo, não há uma forma unívoca de entender a educação social, mas sim diversas concepções de acordo com espaços e momentos. Tudo isto faz com que, ao longo do tempo, não se tenha produzido tanto uma evolução conceptual como diferentes formas de a interpretar.

Palavras-chave: pedagogia social, educação social, pedagogia crítica.

 

An aproach to the Social Pedagogy-Education

Social Pedagogy and Social Education are situated in a joining point of educational and social aspects, and, only from this perspective, their beginnings and historical development can be understood. In their configuration, the practical requirements always have pointed the way of theoretical reflection, which has set the Social Pedagogy identity as a scientific discipline and the Social Education as a practice intervention space. Social Education is not only defined by the functions that traditionally have been of its competences, even also by those which are circumstantially attributed to it, in response to the derivated changing reality necessities. Evenly, the Social Education fundamentation and legitimation exist in different lawful texts, with international but also national character, where the philosophy of social policy is collected in every country. Therefore, there is no complete accord in the way of understanding Social Education, but different conceptions exist according to spaces and moments. All of this has made that, throughout the time, a conceptual evolution has not been produced, but different interpretations of it.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências Bibliográficas

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* Departamento de Pedagogia-Faculdade de Ciências da Educação Universidade de Granada - asoriano@ugr.es. Tradução do original em castelhano de Manuela Barreto Nunes