SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1O Conselho de Administração nas empresas familiaresMetodologia de avaliação da eficácia organizacional para o Ensino Superior índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão v.7 n.1 Lisboa jan. 2008

 

O impacto da Responsabilidade Social das Empresas na Economia Social

Isabel Nicolau 1 e Ana Simaens 2

 

RESUMO: O exercício da Responsabilidade Social das empresas (RSE) traduz-se na transferência de recursos do sector privado para o sector da Economia Social. As modalidades através das quais é possível exercer esta Responsabilidade Social, não são indiferentes para as empresas e têm impacto no sector da Economia Social. Neste artigo procura analisar-se as possibilidades, exigências e limitações de cada modalidade para as organizações da Economia Social, bem como o impacto sobre este sector no que se refere à dimensão, organização e inovação da oferta e estrutura concorrencial. Discute-se também o possível impacto na autonomia das organizações que o compõem. Conclui-se que as modalidades da RSE contribuem de forma diferenciada para reconfigurar o sector da Economia Social e colocam às organizações novos desafios de gestão, gerando também necessidade de abertura cultural para lidar com novas realidades. A autonomia depende principalmente do tipo de relação estabelecido entre as partes, sendo este um tema a aprofundar.

Palavras-Chave: Economia Social, Responsabilidade Social da Empresa, Gestão das Organizações

 

TITLE: Corporate Social Responsibility and its impact on the social economy

ABSTRACT: Corporations materialize Social Responsibility (CSR) transferring resources from private to Social Economy sector. Corporations can choose several modalities to make this transfer but the choice is not indifferent to the corporations and has impact on Social Economy organizations. The aim of this paper is to analyze the possibilities, requirements and limitations of each modality for the Social Economy organizations, as well as the impact on the dimension, organization and innovation of the offer and competitive structure of the sector. The potential impact on the autonomy of the organizations is also discussed. The main conclusions are that each modality has a different impact on the sector and challenges the Social Economy organizations to improve management capabilities and requires cultural openness to deal with new realities. The autonomy depends mainly on the nature of there lationship between partners, and this is a subject to be developed.

Key Words: Social Economy, Corporate Social Responsibility, Organizational Management

 

TITULO: El impacto de la Responsabilidad Social de las empresas en la Economía Social

RESUMEN: El ejercicio de la Responsabilidad Social en las empresas (RSE) se traduce en la transferencia de recursos del sector privado al sector de la Economía Social. Las formas a través de las cuales es posible ejercer esta Responsabilidad Social, no son indiferentes para las empresas y tienen impacto en el sector de la Economía Social. En este artículo se trata de analizar las posibilidades, exigencias y limitaciones de cada modalidad para las organizaciones de la Economía Social, así como el impacto sobre el sector en lo que se refiere a la dimensión, organizacióne innovación de la oferta y estructura de la concurrencia. También se discute el posible impacto en la autonomía de las organizaciones que lo componen. Como conclusión, se determina que las modalidades de la RSE contribuyen de forma diferenciada para reconfigurar el sector de la Economía Social y ofrecen a las organizaciones nuevos retos de gestión, generando también una necesaria apertura cultural para enfrentarse con las nuevas realidades. La autonomía depende principalmente del tipo de relación establecida entre las partes, siendo este un tema a profundizar.

Palabras Clave: Economía Social, Responsabilidad Social de la Empresa, Gestión de las Organizaciones

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências bibliográficas

AUSTIN, E. J. (2000), «Strategic collaboration between nonprofits and business». Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly, vol. 29, n.º 1, Supplement 2000, pp. 69-97.        [ Links ]

BERGER, I. E.; CUNNINGHAN, P. H. e DRUMWRIGHT, M. E. (2004), «Social alliances: company/non-profit collaboration». California Management Review, vol. 47, n.º 1, pp. 58-90.

BURKE, L. e LOGSDON, J. M. (1996), «How corporate Social Responsibility pays off». Long Range Planning, vol. 29, n.º 4, pp. 495-502.

BROOKS, A. C. (2000), «Public subsidies and charitable giving: crowding out, crowding in, or both?». Journal of Policy Analysis and Management, vol. 19, n.º 3, pp. 451-464.

HUSTED, B. W. (2003), «Governance choices for corporate Social Responsibility: to contribute, collaborate or internalize?». Long Range Planning, vol. 36, n.º 5, pp. 481-498.

JAMALI, D. e MIRSHAK, R. (2007), «Corporate Social Responsibility (CSR): theory and practice in a developing country context». Journal of Business Ethics, vol. 72, n.º 3, pp. 243-262.

LA PIANA, D. e HAYES, M. (2005), Play to Win: The Nonprofit Guide to Competitive Strategy. Jossey Bass, EUA.

MILNE, G. R.; IYER, E. S. e GOODING-WILLIAMS, S. (1996), «Environmental organization alliance relationships within and across nonprofit, business, and Government sectors». Journal of Public Policy & Marketing, vol. 15, 2, pp. 203-215.

PFEFFER, J. e SALANCIK, G. (1982), Organizations and Organization Theory. Marshfield,  MA, Pitman, EUA.

REICH, R. B. (1998), «The new meaning of corporate Social Responsibility». California Management Review, vol. 40, n.º 2, pp. 8-17.

SEGAWA, S. e SEGAL, E. (2000), «Common interest, common good: creating value through business and social sector partnership». California Management Review, vol. 42, n.º 2, Winter, pp. 105-122.

SMITH, N. C. (2003), «Corporate Social Responsibility. Whether or how?». California Management Review, vol. 45, n.º 4, pp. 52-76.

TAKAHASHI, L. M. e SMUTNY, G. (2002), «Collaborative windows and organizational governance: exploring the formation and demise of social service partnership». Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly, vol. 31, n.º 2, June, pp. 165-185.

WHEELEN, T. L. e HUNGER, J. D. (2004), Strategic Management and Business Policy. 9th ed., Pearson Education, Inc., EUA.

WINDSOR, D. (2001), «The future of corporate Social Responsibility». The International Journal of Organizational Analysis, vol. 9, n.º 3, pp. 225-256.

 

1 Isabel Nicolau

isabel.nicolau@iscte.pt

Doutorada em Gestão (ISCTE). Docente do Departamento de Ciências de Gestão do ISCTE. Investigadora do Management Research Centre – ISCTE e do CIRIEC – Centre International de Recherche et d’Information sur l’Economie Publique, Sociale et Cooperative, Lisboa, Portugal.

PhD in Management (ISCTE). Associate Professor at Management Science Department of ISCTE Business School. Researcher at Management Research Centre – ISCTE and CIRIEC – International Centre of Research and Information on the Public and Cooperative Economy, Lisbon, Portugal.

Doctorada en Gestión. Docente del Departamento de Ciencias de Gestión del ISCTE. Investigadora del Management Research Centre – ISCTE y del CIRIEC – Centre International de Recherche et d’Information sur l’Economie Publique, Sociale et Cooperative.

2 Ana Simaens

ana.simaens@iscte.pt

Mestre em International Management (ISCTE). Docente do Departamento de Ciências de Gestão do ISCTE. Investigadora do Management Research Centre – ISCTE e do CIRIEC – Centre International de Recherche et d’Information sur l’Economie Publique, Sociale et Cooperative, Lisboa, Portugal.

Master in International Management (ISCTE). Lecturer at Management Science Department of ISCTE Business School. Researcher at Management Research Centre – ISCTE and CIRIEC – International Centre of Research and Information on the Public and Cooperative Economy, Lisbon, Portugal.

Maestría en International Management. Docente del Departamento de Ciencias de Gestión del ISCTE. Investigadora del Management Research Centre – ISCTE e do CIRIEC – Centre International de Recherche et d’Information sur l’Economie Publique, Sociale et Cooperative.

 

Recebido em Dezembro de 2007 e aceite em Março de 2008.

Received in December 2007 and accepted in March 2008.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons