SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Da migração dos pais à escolarização dos filhos: O caso dos portugueses em FrançaCurrículos da escola brasileira: elementos para uma análise discursiva índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.20 n.1 Braga jan. 2007

 

Públicos e (des)vantagens em educação: escolas e famílias em interacção

Virgínio Sá & Fátima Antunes

Universidade do Minho, Portugal

 

Resumo

Neste texto pretendemos apresentar alguns resultados provisórios de uma investigação em curso centrada nos processos de regulação da educação. O estudo desenvolve-se num concelho do norte de Portugal (convencionalmente designado Vila Formosa), abarcando as escolas com oferta de ensino secundário, e pretende esclarecer, um conjunto de questões envolvidas com a diversidade dos públicos escolares, orientações e práticas das escolas e estratégias das famílias. Os elementos que nos propomos apresentar decorrem da análise de uma parcela do material empírico recolhido na primeira fase do estudo e centram-se, no essencial, na articulação entre duas vertentes: i) lógicas e processos mobilizados pelas escolas nos momentos em que efectivam determinadas escolhas organizacionais (nomeadamente, quando procedem à constituição das turmas e à gestão de determinados recursos); ii) determinadas estratégias de investimento escolar das famílias (materializadas, por exemplo, em 'escolhas' diversas e no recurso a 'explicações'). Os dados preliminares da investigação em curso, sugerem, ainda que de uma forma não linear nem consolidada, estamos perante um acesso desigual a um bem fundamental — a educação —, sobretudo nas suas fileiras mais prestigiadas, desigualdade essa que parece penalizar sobretudo os grupos sociais que já sofrem de outros défices.

Palavras-chave

Regulação da educação; Gestão da diversidade; Constituição de turmas; Estratégias de investimento escolar das famílias.

 

Publics and (dis)advantages in education: schools and families in interaction

Abstract

In this text we intend to present some preliminary results of an inquiry in progress centred in the processes of regulation of education. The study is developed in one municipality of the north of Portugal (conventionally assigned Vila Formosa), including the schools that supply secondary education, and it intends to clarify a set of questions envolved whit the diversity of school publics, families strategies and orientations and practices of schools. The elements that we intend to present result from the analysis of a parcel of the collected empirical material in the first phase of the study and they are focused, in the essential, over the articulation between two sources: i) logics and processes mobilized by the schools at the moment where they accomplish organizational choices (namely, when they proceed to the constitution of pupil groupings and the management of some resources); ii) some family strategies of school investment (materialized, for example, in “different choices” and the use of “private individualized lessons”). The preliminary data of the research, suggest that we are in presence of an unequal access to a basic good — education —, over all in its most privileged courses, inequality that seems to penalize those social groups that already suffer from other disadvantages.

Keywords

Regulation of education; Management of diversity; Pupil grouping; Family strategies of school investment

 

Publics et (dés)avantages dans l'éducation: écoles et familles en interaction

Résumé

Dans ce texte nous prétendons présenter quelques résultats provisoires d'une recherche en cours centré sur les processus de régulation de l'éducation. L'étude se développe dans une commune du nord du Portugal (conventionnellement nommé Vila Formosa), en embrassant les écoles avec offre d'enseignement secondaire, et prétend éclaircir quelques questions sur la diversité des publics scolaires, les stratégies des familles et les orientations et pratiques des écoles. Les éléments que nous proposons présenter s'écoulent de l'analyse d'une parcelle du matériel empirique rassemblé dans la première phase de l'étude et se centrent, pour l'essentiel, dans l’articulation entre deux verseaux: i) logiques et processus mobilisés par les écoles au moment où elles accomplissent de certains choix organisationnels (notamment, quand elles procèdent à la constitution des groupes et à la gestion de quelques ressources); ii) certaines stratégies d'investissement scolaire des familles (matérialisées, par exemple, dans des "choix" divers et quand elles font ressource à des "classes privées individuelles"). Les données préliminaires de la recherche en cours, suggèrent, d'une forme pas linéaire ni consolidée, que nous sommes devant un accès différent à un bien fondamental — l'éducation —, surtout dans leurs filières plus valorisées, une inégalité qui semble pénaliser surtout les groupes sociaux qui déjà souffrent d'autres désavantages.

Mots-clé

Régulation de l’éducation; Gestion de la diversité; Constitution de classes; Stratégies d’investissement scolaire des familles

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências

AGLIETTA, Michel (1997). Régulation et Crises du Capitalisme. Paris: Éditions Odile Jacob.        [ Links ]

ANTUNES, Fátima (2004). Políticas Educativas Nacionais e Globalização. Novas Instituições e Processos Educativos. Braga: CIEd/Universidade do Minho.

ANTUNES, Fátima (2005). Regulação supranacional e governação da educação: dimensões europeias. Administração Educacional, nº 5, pp. 6-20.

ANTUNES, Fátima & SÁ, Virgínio (2006). Estado, escolas, famílias: públicos escolares e regulação da educação. In A. Moreira; J. A. Pacheco; S. C. Cardoso & A. C. Silva (Orgs.), Globalização e (Des)igualdades: Os Desafios Curriculares. Actas do VII Colóquio sobre Questões Curriculares/III Colóquio Luso-Brasileiro, Braga: Universidade do Minho, pp. 1198-1212.

BALL, Stephen (1993). Educational markets, choice and social class: the market as a class strategy in UK and the USA. British Journal of Sociology of Education, Vol. 14, nº 1, pp. 3-19.

BARROSO, João (2003a). Les mutations de "l’État éducateur»: de la raison visible de l’État à la "main invisible" du marché. Conferência apresentada ao Séminaire Printemps. Porto, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, 3 e 4 de Abril de 2003 (texto policopiado).

BARROSO, João (2003b). Organização e regulação dos ensinos básico e secundário, em Portugal: sentidos de uma evolução. Educação e Sociedade, vol. 24, nº 82, pp. 63-92. (Disponível em http://www.cedes.unicamp.br, acedido em Setembro de 2006).

BARROSO, João & VISEU, Sofia (2003). A Emergência de um mercado educativo no planeamento da rede escolar: De uma regulação pela oferta a uma regulação pela procura. Educação e Sociedade, vol 24, nº 84, pp. 897-921. (Disponível em http://www.cedes.unicamp.br, acedido em Setembro de 2006).

BOLMAN, Lee & DEAL, Terrence (1989). Modern Approches to Understanding and Managing Organizations. San Francisco: Jossey-Bass Publications.

BOURDIEU, Pierre (1979). La Distinction. Critique Sociale du Jugement. Paris: Minuit.

BOURDIEU, Pierre & PASSERON, Jean-Claude (1964). Les Héritiers. Les Étudiants et la Culture. Paris: Minuit.

BOYER, Robert (1987). La Théorie de la Régulation: une Analyse Critique. Paris: La Découverte.

COSTA, Jorge A.; VENTURA, Alexandre & NETO-MENDES, António (2003). As Explicações no 12º Ano: Contributo para o Conhecimento de uma Actividade na Sombra. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, nº 2, pp. 55-68.

DALE, Roger (1997). The State and the governance of education: an analysis of the restructuring of the State-education relationship. In A. H. Halsey; H. Lauder; P. Brown & A. S. Wells (Orgs.), Education — Culture, Economy and Society. Nova Iorque: Oxford University Press, pp. 273-282.

DIOGO, Ana (2004). Investimento das Famílias na Escola à Saída do Ensino Obrigatório. Configuração Familiar e Contexto Escolar Local. Ponta Delgada: Universidade dos Açores. (Tese de doutoramento policopiada).

DURU-BELLAT, Marie & KIEFFER, Annick (2000). Inequalities in educational opportunities in France: educational expansion, democratization or shifting barriers? Journal of Education Policy, vol. 15(3), pp. 333-352.

DURU-BELLAT, Marie & MINGAT, Alain (1997). La constitution de classes de niveau dans les collèges: les effets pervers d’une pratique à visée égalisatrice. Révue Française de Sociologie, vol. XXXVIII, pp. 759-789.

DURU-BELLAT, Marie (1996). Social inequalities in French Secondary schools: from figures to theories. British Journal of Sociology of Education, vol. 17 (3), pp. 341-350.

DURU-BELLAT, Marie (2000). Social inequalities in the French education system: the joint effect of individual and contextual factors. Journal of Education Policy, vol. 15 (1), pp. 33-40.

DURU-BELLAT, Marie (2002). Les Inégalités Sociales à L’École: Genèse et Mythes. Paris: Presses Universitaires de France

DURU-BELLAT, Marie (2004). Les causes sociales des inégalités à l’école. Comprendre, nº 4 (reproduzido no site http://www.inegalites.fr).

DURU-BELLAT, Marie (2006). L’Inflation Scolaire. Les Désillusions de la Méritocratie. Paris: La Republique dés Idées/Seuil.

DURU-BELLAT, Marie; LE BASTARD-LANDRIER, Séverine; PIQUÉE, Céline & SUCHAUT, Bruno (2004). Révue Française de Sociologie, Vol 45, nº 3, pp. 441-468.

ETXETO, Daniel Louis (1998). La hiérarquisation sociale des licées. Revue Française de Pédagogie, nº 124, pp. 55-68.

FONSECA, Maria (2003). Educar Herdeiros. Práticas Educativas da Classe Dominante Lisboeta nas Últimas Décadas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/ /Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

GORARD, Stephen & FITZ, John (2006). What counts as evidence in the school choice debate? British Educational Research Journal, vol. 32, nº 6, pp. 797-816.

LE GRAND, Julian (1991). Quasi markets and social policy. Economic Journal, Vol. 101, pp. 1256-1267.

LIMA, Licínio C. (1991). Produção e reprodução de regras : normativismo e infidelidade normativa na organização escolar. Inovação . Vol. 4, nº 2/3, pp. 141-153.

LIMA, Licínio C. (1998a). Topografia complexa das decisões em educação. In A. Estrela & J. Ferreira (Eds.), A Decisão em Educação. Lisboa: AFIRSE/FPCE/UL, pp. 3-13.

LIMA, Licínio C. (1998b). A Escola como Organização e a Participação na Organização Escolar. Braga: IEP/CEEP.

PERRENOUD, Philippe (1996). La Construción del Éxito y del Fracasso Escolar. Madrid: Ediciones Morata.

PIRES, Eurico Lemos (1988). A massificação escolar. Revista Portuguesa de Educação, vol. 1, nº 1, pp. 27-43.

RANSON, Stewart (1993). Markets or democracy for education. British Journal of Educational Studies, Vol. XXXXI, nº 4, pp. 333-352.

SÁ, Virgínio (2004). A Participação dos Pais na Escola Pública Portuguesa. Uma Análise Sociológica e Organizacional. Braga: CIEd/Universidade do Minho.

TORRES, Leonor (2004). Cultura Organizacional em Contexto Educativo. Sedimentos Culturais e Processos de Construção do Simbólico numa Escola Secundária. Braga: CIEd/Universidade do Minho

WALFORD, Geoffrey (1994). Choice and Equity in Education. London: Cassell.

 

Recebido em Janeiro, 2007

Aceite para publicação em Maio, 2007

Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Virgínio Sá, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do inho, Campus de Gualtar, 4710-057 Braga, Portugal. E-mail: virsa@iep.uminho.pt