SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Estudo de validação de uma escala de auto-conceito físico para homens jovens adultos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.21 n.4 Lisboa out. 2003

 

Qualidade da vinculação e desenvolvimento sócio-cognitivo (*)

 

MANUELA VERÍSSIMO (**)

LÍGIA MONTEIRO (***)

BRIAN E. VAUGHN (****)

ANTÓNIO J. SANTOS (**)

 

RESUMO

O presente estudo aborda as implicações da qualidade da relação de vinculação no modo como a criança conceptualiza e raciocina sobre o mundo social. Os investigadores que trabalham na área da vinculação defendem que o pensamento social da criança reflecte diferentes internalizações de aspectos das primeiras interacções.

Os participantes do estudo foram 50 díades mãe-criança, do distrito de Lisboa, Portugal. A média de idade das crianças era de 41 meses, sendo 27 raparigas e 23 rapazes. As idades das mães variavam entre os 27 e ao 42 anos (α = 32,26; dp = 4.34). As crianças passavam em média 6.80 horas no Jardim-de-infância. As famílias pertenciam à classe social média de acordo com os padrões portugueses. Foi pedido às mães que completassem-se o Attachment Q-Set (Waters, 1995), com vista a analisar a qualidade da relação de vinculação. O pensamento social das crianças foi avaliado através da Bateria de Provas Sócio-cognitivas de Strayer, Gravel, Pagé, e Biazutti (1994). Dois investigadores analisaram o conteúdo do discurso das crianças (Pearson > .89). As medidas do pensamento social utilizadas foram a compreensão pró-social, a descentração cognitiva e a descentração afectiva. Através da análise hierárquica de clusters, e com base nas representações maternas foram identificados três grupos de crianças com estilos de vinculação significativamente diferentes. Estes resultados estão, até certo ponto, de acordo com a taxonomia proposta por Ainsworth. Com base nos três grupos de crianças identificados pelas mães, ou seja, o Grupo Seguro, o Grupo Inseguro-Resistente e o Grupo Inseguro-Evitante analisou-se através de uma Análise de Variância a Compreensão Pró-social e a Descentração Cognitiva e Afectiva dos referidos grupos. A nível da Compreensão Pró-social Global não se verificaram diferenças significativas entre os 3 grupos, tal como na Compreensão Pró-social

- Resposta. Contudo, na Compreensão Pró-social - Justificação foram encontradas diferenças significativas entre os grupos (f (49, 2)=5.045, p< 0.010). Na Descentração Cognitiva Global observaram-se diferenças significativas entre os 3 grupos de crianças (f (48, 2)= 9.073, p< 0.000). Na Descentração Cognitiva - Resposta, também se verificaram diferenças significativas entre os 3 grupos de crianças (f (49, 2)=4.749, p< 0.13). Na Descentração Cognitiva - Justificação encontraram-se diferenças significativas entre os grupos (f (48, 2) =11,721, p< 0.000). Através de uma Análise de Variância não foram encontradas diferenças significativas entre os três grupos para a Descentração Afectiva Global (F (49, 2)=1,959, p< 0.152). Contudo, uma análise Post-Hoc permitiu verificar que existiam diferenças significativas entre os Grupo Seguro e Inseguro Evitante (p>0.05).

Os resultados obtidos neste estudo suportam estudos prévios que afirmam que a expressão e compreensão das emoções de crianças, em idade pré-escolar, estão relacionadas com as interacções e a relação estabelecida entre a figura de vinculação durante os períodos da primeira e segunda infância (Denham, 1997; Denham & Couchoud, 1990; Denham, Zoller & Couchoud, 1994).

Palavras-chave: Vinculação, cognição social, emoções.

 

ABSTRACT

Cognitive theories suggest that children's social thought is organized in terms of role taking skills and the understanding of psychological states of others. Researchers working on attachment argue that children's social thought reflects differential internalisation of aspects of early interaction. Our research examined the relations between patterns of children's social thought and quality of attachment relationships. The participants were 50 mothers and their children, from Lisbon, Portugal. Children mean age level was 41 months, 27 girls, and 23 boys. Mothers' age ranged from 21 to 42 years (M=32,26, SD=4.34) Children spend in average 6,80 hours in school. All the families were from middle class for Portuguese standards.

Mothers were asked to complete the Attachment Q sort (Watters, 1987). Children's social thought was evaluated through their social interpretations of several vignettes. Two coders analysed the content of children's discourse (Pearson correlations > .89). Measures of social thought were Prosocial Reactivity, Cognitive decentration and affective decentration.

Cluster analyses of obtained Q profiles revealed three distinct types of attachment relationships. Results showed that secure children used more prosocial reactivity, and cognitive decentration that insecure children. These findings suggest that quality of attachment empowers and constrains child's adaptation and understanding of their social world and the acquisition of subsequent social skills.

Key words: Attachment, social cognition, emotions.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Ainsworth, M. D. S., Blehar, M., Waters, E., & Wall, S. (1978). Patterns of attachment: A psychologiacl study of the strange situation. Hillsdale, N.J: Erlbaum.

        [ Links ]

Belsky, J., Spritz, B., & Crnic, K. (1996). Infant attachment security and affective-cognitive information processing at age 3. Psychological Science, 7 (2), 111-114.

        [ Links ]

Bowlby, J. (1969, 1982). Attachment and Loss. Vol. 1: Attachment. Londres: Hogarth Press.

        [ Links ]

Buck, R. (1993). Emotional communication, emotional competence, and physical illness: A developmental-interactionist view. In Harald C. Traue & J. W. Pennebaker (Eds), Emotion inhibition and health (pp. 32-56). Kirkland, WA, US: Hogrefe & Huber Publishers.

        [ Links ]

Denham, S. A. (1997). «When I have a bad dream mommy holds me»: Preschoolers' conceptions of emotions, parental socialisation, and emotional competence. International Journal of Behavioral Development, 20 (2), 301-319.

        [ Links ]

Denham, S. A., & Auerbach, S. (1995). Mother-child dialogue about emotions and preschoolers' emotional competence. Genetic, Social, & General Psychology Monographs, 121 (3), 313-337.

        [ Links ]

Denham, S. A., & Couchoud, E. (1990). Young preschoolers' understanding of emotions. Child Study Journal, 20 (3), 171-192.

        [ Links ]

Denham, S. A., Mitchell-Copeland, J., Strandberg, K., Auerbach, S., & Blair, K. (1997). Parental contributions to preschoolers' emotional competence: Direct and indirect effects. Motivation & Emotion, 21 (1), 65-86.

        [ Links ]

Denham, S. A., Zoller, D., & Couchoud, E. A. (1994). Socialization of preschoolers' emotion understanding. Developmental Psychology, 30 (6), 928-936.

        [ Links ]

DeMulder, E. K., Denham, S., Schmidt, M., & Mitchell, J. (2000). Q-sort assessment of attachment securityduring the preschool years: Links from home to school. Developmental Psychology, 36 (2), 274-282.

        [ Links ]

Garner, P. W., Jones, D. C., & Palmer, D. J. (1994). Social cognitive correlates of preschool children's sibling caregiving behavior. Development Psychology, 30 (6), 905-911.

        [ Links ]

Izard, C. E., & Malatesta, C. Z. (1987). Perspectives on emotional development I: Differential emotions theory of early emotional development. In J. D. Osofsky (Ed.), Handbook of infant development (2nd ed., pp. 494-554). New York: Wiley-Interscience.

        [ Links ]

Gottlieb, G. (1991). Experiential canalization of behavioral development: Theory. Developmental Psychology, 27, 4-17.

        [ Links ]

Kirsh, S. J., & Cassidy, J. (1997). Preschoolers' attention to and memory for attachment-relevant information. Child Development, 68 (6), 1143-1154.

        [ Links ]

Laible, D. J., & Thompson, R. A. (1998). Attachment and emotional understanding in preschool children. Developmental Psychology, 34 (5), 1038-1045.

        [ Links ]

Lewis, M. (1998). Emotional competence and development. In D. Pushkar, & W. Bukowski (Eds.), Improving competence across the lifespan: Building interventions based on theory and research (pp. 27-36). New York, NY, US: Plenum Press.

        [ Links ]

Main, M. (1990). Parental aversion to infant-initiated contact is correlated with the parent's own rejection during childhood: The effects of experience on signals of security with respect to attachment. In K. E. Barnard, & T.-B. Brazelton (Eds.), Touch: The foundation of experience. Madison, CT: International Universities Press.

        [ Links ]

Meins, E. (1997). Security of attachment and the social development of cognition. Essays in developmental psychology. Hove, England: Psychology Press/Erl-baum (UK) Taylor & Francis.

        [ Links ]

Pederson, D., & Moran, G. (1995). A categorial description of infant-mother relationships in the home and its relations to Q-Sort measures of infant-mother interaction. In Waters, Vaughn, Posada & Kondon-Ikemura (Eds.), Monographs of the Society for Research in the Child Development, 60 (2-3), 49-70.

        [ Links ]

Posada, G., Waters, E., Crowell, J. A., & Lay, K. (1995). Is it easier to use a secure mother as a secure base? Attachment Q-Sort correlates of adult attachment interview. In Waters, Vaughn, Posada & Kondon-Ikemura (Eds.), Monographs of the Society for Research in the Child Development, 60 (2-3), 133-145.

        [ Links ]

Posada, G., Goa, Y., Wu, F., Posada, R., Tascon, M., Schoelmerich, A., Sagi, A., Kondo-Ikemura, K., Haaland, W., & Synnevaag, B. (1995). The secure-base phenomenon across cultures: Children's behavior, mother's preferences and experts concepts. In Waters, Vaughn, Posada, & Kondon-Ikemura (Eds.), Monographs of the Society for Research in the Child Development, 60 (2-3), 27-47.

        [ Links ]

Saarni, C. (1999). The development of emotional competence. The Guilford series on social and emotional development. New York, NY, US: The Guilford Press.

        [ Links ]

Thompson, R. A. (1998). Emotional competence and the development of self. Psychological Inquiry, 9 (4), 308-309.

        [ Links ]

Sroufe, A. (1988). The role of infant-caregiver attachment in development. In J. Belsky, & Nezworski (Eds.), Clinical implications of Attachment. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Publishers.

        [ Links ]

Steele, H., Steele, M., Croft, C., & Fonagy, P. (1999). Infant-Mother Attachment at One Year Predicts Children's Understanding of Mixed Emotions at Six Years. Social Development, 8 (2), 161.

        [ Links ]

Strayer, F., Gravel, F., Pagé, P., & Biazutti, H. (1994). Manuel d'evaluation de la pensée social du jeune enfant. Laboratoire D' Ethologie Humaine. Département de Psychologie. Université du Quebec.

        [ Links ]

Strayer, F., Veríssimo, M., Vaughn, B. & Howes, C. (1995). A quantitive approach to the description and classification of primary social relationships. In Waters, Vaughn, Posada, & Kondon-Ikemura (Eds.), Monographs of the Society for Research in Child Development, 60 (2-3), 49-70.

        [ Links ]

Thompson, R. A. (1998). Early sociopersonality development. In W. Damon, & N. Eisenberg (Eds.), Handbooks of Child Psychology-Social, Emotional and Personality Development (Vol. 3, pp. 25-84). New York: Ed. John Wiley & Sons.

        [ Links ]

Veríssimo, M., Blicharsky, T., Strayer, F., & Santos, A. (1995). Vinculação e estilos de comunicação da criança. Análise Psicológica, 13 (1-2), 145-155.

        [ Links ]

Waters, E. (1987). Attachment behavior Q-set (revision 3.0). Unpublished instrument, State University of New York at Stony Brook, Department of Psychology.

        [ Links ]

Waters, E. (1995). Appendix A: Attachment Q-set (version 3.0). In Waters, Vaughn, Posada, & Kondon-Ikemura (Eds.), Monographs Child Development, 60 (2-3), 234-246.

        [ Links ]

Weinfield, N. S., Sroufe, L. A., Egeland, B., & Carlson, E. A. (1999). The nature of individual differencesin infant-caregiver attachment. In J. Cassidy, & P. R. Shawer (Eds.), Handbook of attachment theory. Research and clinical applications (pp. 68-85). New York: The Guilford Press.

        [ Links ]

 

(*) Agradecimentos: Os autores gostariam de agradecer a todas as mães, crianças e educadoras que aceitaram participar neste estudo. Este estudo faz parte de um projecto de investigação financiado pela FCT (POCTI/1999/PSI/36429). Os autores gostariam também de agradecer a Ilidia Duarte e Alda Meneses pela colaboração na recolha dos dados.

(**) Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa. Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação, ISPA.

(***) Bolseira da F. C. T. SFRH/BD10277/2002. UNL/ISPA.

(****) Department of Human Development and Family Studies, Auburn University, USA.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons