SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Algunas consideraciones conceptuales y metodológicas en la investigación sobre el patrón de la conducta Tipo CComportamento intergrupal - revisão de literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.16 n.4 Lisboa dic. 1998

 

Contexto, significação, contrato: Algumas propostas conceptuais e metodológicas a partir da obra de Vygotsky (*)

António José Gonzalez (**)

RESUMO

Neste artigo apresentam-se alguns desenvolvimentos teóricos e metodológicos inspirados na obra de Vygotsky. Após a exposição de algumas das limitações do modelo de desenvolvimento cognitivo de Piaget, são avançadas algumas leituras que levam mais em linha de conta os factores sociais e suas implicações na aquisição e aplicação dos conhecimentos, em particular no caso das crianças em idade escolar. Nesse sentido, são expostas as noções de «significação» e «contrato de comunicação». Por fim, são apresentadas algumas das investigações que, partindo do paradigma do «problema absurdo», procuram recolher informação sobre o papel das variáveis sociais no desenvolvimento cognitivo.

Palavras-chave: Cognição, contexto, contrato de comunicação, paradigma do problema absurdo.

 

 

ABSTRACT

The author presents some theoretical and methodological concepts developed under the inspiration of L.

S. Vygotsky. After showing some of the limitations of Piaget´s model of cognitive development in children, the article presents some proposals that underline the role of the social factors and their implications in the acquisition and aplication of knowledge, particularly in the case of school-age children. The notions of «signification» and «comunication contract» are presented in this context. Finally, some of the research inspired on the «absurd problem» paradigm is presented, providing information that contributes to the study of the impact of the social context in cognitive development.

Key words: Cognition, context, comunication contract, absurd problem paradigm.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

REFERÊNCIAS

Are, B. (1988). Significations sociales contextuelles et résolution de problemes. Tese de D.E.A.. Provence: Université de Provence.

        [ Links ]

Calvino, I. (1987). Palomar. Lisboa: Editorial Teorema.

Caracóis, A. (1996). Influência do estatuto escolar na resolução de problemas. Monografia de fim de curso na área de Psicologia Educacional. Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Doise, W., & Mugny, G. (1981). Le développement social de l'intelligence. Paris: InterEditions. Eco, U. (1995). Seis passeios nos bosques da ficção. Oeiras: Difel.

Gonzalez, A. (1997). A resolução de um problema absurdo em contexto de avaliação e de trabalho para casa. Dissertação do Mestrado em Psicologia Educacional. Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Grossen, M. (1988). L`Intersubjectivité en situation de test. Fribourg: Editions Delval.

Light, P., Gorsuch, C., & Newman, J. (1987). «Why do you ask?» - context and communication in the conservation task. European Journal of Psychology of Education, 2 (3), 73-82.

Martins, M. A., & Neto, F. C. (1990). A influência dos factores sociais contextuais na resolução de problemas. Análise Psicológica, 8 (3), 265-274.

Pereira, F. (1990). Significação e representação. Análise Psicológica, 8 (3), 327-338. Perret-Clermont, A.-N. (1978). A construção da inteligência pela interacção social. Lisboa: Socicultur.

Perret-Clermont, A.-N. (Org.) (1988). Interagir et connaître. Enjeux et régulations sociales dans le développement cognitif. Cousset: Editions DelVal.

Rommetveit, R. (1981). On meanings of situations and social control of such meanings in human communication. In D. Magnusson (Ed.), Toward a psychology of situations: An interactional perspective (pp. 149-167). New Jersey: Lawrence Erlbaum.

Rommetveit, R. (1985). Language acquisition as increasing linguistic structuring of experience and symbolic behaviour control. In J. Wertsch, (Ed.), Culture, communication, and cognition: Vygotskian perspectives. Cambridge: Harvard University Press.

Ruas, I. (1996). Influência do contexto e do estatuto escolar na resolução de um problema absurdo. Monografia de fim de curso na área de Psicologia Educacional. Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Schubauer-Leoni, M. L. (1986). Le contrat didactique: un cadre interpretatif pour comprendre les savoirs manifestés par les élèves en mathematique. European Journal of Psychology of Education, 1 (2), 139-153.

Schubauer-Leoni, M. L., & Grossen, M. (1993). Negotiating the meaning of questions in didatic and experimental contracts. European Journal of Psychology of Education, 8 (4), 451-471.

Schubauer-Leoni, M. L., & Perret-Clermont, A.-N. (1988). Représentations et significations de savoirs scolaires. European Journal of Psychology of Education (special issue), 55 - 62.

Vygotsky, L. S. (1991). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.

Vygotsky, L. S. (1993). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

Watzlawick, P., Beavin, J. H., & Jackson, D. D. (1990). Pragmática da comunicação humana. São Paulo: Cultrix.

Wertsch, J. V. (1985a). Vygotsky and the social formation of the mind. Cambridge: Harvard University Press.

Wertsch, J. V. (Ed.) (1985b). Culture, communication, and cognition: Vygotskian perspectives. Cambridge: Harvard University Press.

 

 

(*) A investigação que o autor desenvolveu, e que será apresentada adiante, teve a colaboração da JNICT, através do Programa PraxisXXI.

(**) Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons