SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número179Levando o jogo pós-fordista ao extremo oriente: a futebolização da China, do Japão e da Coreia do Sul«Not for sale»? A destruição e a reforma das comunidades futebolísticas na aquisição do Manchester United pelos Glazer índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Anál. Social  n.179 Lisboa  2006

 

O paradoxo do jogo português: a omnipresença do futebol e a ausência de espectadores dos estádios

João Nuno Coelho*

Nina Clara Tiesler**

 

O futebol é, sem dúvida, um fenómeno omnipresente na vida portuguesa. Pode mesmo falar-se de «futebolização» da sociedade portuguesa, mas, paradoxalmente, a profunda centralidade social do futebol em Portugal coexiste com uma realidade oposta: os níveis de assistência aos jogos «ao vivo» surpreendentemente baixos. Neste artigo destacam-se e analisam-se algumas das particularidades da formação social do futebol em Portugal, exactamente a partir daquelas realidades aparentemente paradoxais. Debruçando-se sobre dados acerca das assistências nos estádios desde os anos 1980, os autores desenvolvem seis factores/argumentos que poderão ajudar a explicar este paradoxo do jogo português, concluindo que as duas realidades em questão não são completamente contraditórias e que, em certa medida, acabam por se determinar mutuamente.

Palavras-chave: Futebol, Portugal

 

Le paradoxe du jeu portugais: l’omniprésence du football et l’absence de spectateurs dans les stades

Le football est, sans nul doute, un phénomène omniprésent dans la dimension publique (mais aussi privée) de la vie portugaise. On peut même parler de la «footballisation» de la société portugaise, et nombreux sont les critiques de l’hégémonie culturelle du football et de ses rapports étroits avec la politique. Paradoxalement, cette profonde popularité et cette centralité sociale du football au Portugal coexistent avec une réalité contraire: les niveaux d’assistance au jeux «sur place» sont étonnamment faibles. L’article souligne et analyse quelques particularités de la formation sociale du football au Portugal, justement à partir de ces réalités apparemment paradoxales. Se penchant sur les données disponibles en matière d’assistance dans les stades portugais au cours des trois dernières décennies, mais en se référant toujours aux contextes historiques respectifs, les auteurs indiquent et développent six facteurs/arguments qui pourraient aider à expliquer ce paradoxe du jeu portugais. Ils concluent que les deux réalités concernées ne sont pas entièrement contradictoires et que, dans une certaine mesure, elles finissent par se déterminer mutuellement.

 

The paradox of the Portuguese game: about the omnipresence of football and the absence of spectators

Without doubt, football is omnipresent in the Portuguese public (and private) sphere. Some speak about the «footballizaton» of Portuguese society, 658 and criticise the hegemony of football in Portuguese culture, along with it the close (and sometimes dangerous) connections between football and politics. What is so interesting about this phenomenon is that it is juxtaposed with other facts, such as stadium attendance, being surprisingly low. The article brings to the forefront the particularities of the Portuguese football social formation case by taking these two current realities as a point of departure. In analysing stadium attendance over three decades against specific historical backgrounds, the authors present six different factors which explain the paradox and come to the conclusion that both realities are not contradictory — but partly determining each other.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Bibliografia

Brandão, N. (2002), «As categorias temáticas dominantes nos telejornais», in Trajectos, n.º 1, Lisboa, ISCTE/Editorial.        [ Links ]

Coelho, J. N. (2001), Portugal, a Equipa de Todos Nós, Nacionalismo, Futebol e Media, Porto, Afrontamento.

Coelho, J. N. (1995), Paixão FC: identidades e significados sociais do futebol, tese de licenciatura em Sociologia, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (policopiado).

Coelho, J. N. (2004), «Ondulando a bandeira: futebol e identidade nacional», in Cadernos do Rivoli, n.º 3, «Pontapé de Saída», Porto, Culturporto.

Rodrigues, J., e Neves, J., «Do amor à camisola», in N. Domingos e J. Neves (orgs.), A Época do Futebol. O Jogo Visto pelas Ciências Sociais, Lisboa, Assírio & Alvim.

Gaspar, J. (1989), Transformações recentes na Geografia do Futebol em Portugal, Lisboa.

Kumar, R. (2004), «Da bancada aos sofás da Europa», in N. Domingos e J. Neves (orgs.), A Época do Futebol. O Jogo Visto pelas Ciências Sociais, Lisboa, Assírio & Alvim.

Tiesler, N. C. (2005), «The fiesta, a dictatorship, a very dry fish, the symbol and its lovers: a flag is not a flag is not a flag», in H. Marcelino, I. Moreira e V. Metello (orgs.), Arte em Campo, Lisboa, Instituto das Artes/Ministério da Cultura, pp. 13-19.

As Finanças do Futebol Português, anuários das épocas de 1999-2000, 2000-2001, 2001-2002, 2002-2003 e 2003/04, ed. Delloite & Touche/A Bola/LPFP.

Imprensa

Público, 9-9-2005, 3-1-2004, 3-2-2000 e 4-2-1997.

A Bola, 1.º semestre de 1985, 5-1-1977, 8-1-1977 e 12-1-1985.

Record, 1.º semestre de 1985, 1.º trimestre de 1986 e 25-1-2006.

Diário de Notícias, 23-9-2005.

Jornal de Notícias, 25-9-2005.

Internet

www.marktest.com.

www.mediamonitor.pt/newsletter/ver.php?id=42.

www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=189577&idselect=92&idCanal=92&p=94.

http://musica.uol.com.br/ultnot/efe/2005/11/03/ult1819u472.jhtm.

«Desporto do povo?», artigo publicado em 10-3-2006 por Gonçalo Lopes — http://www.jornaldeleiria.pt/index.php?article=3075&visual=1.

http://europa.eu.int/commm/eurostat.

«Preço dos bilhetes despe estádios», artigo publicado em 2-12-2005 no blog «Terceiro Anel» — www.terceiroanel.weblog.com.pt

www.lpfp.pt

www.rsssf.com

www.sporttv.pt

www.record.pt, 16-9-2005.

www.torcidaverde.pt

www.maritimomadeira.com/index.php?option=com

 

* Escola Superior Artística do Porto.

** Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons