SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14TICE.Healthy: Integração de soluções TIC para a "Saúde e Qualidade de Vida"Análisis de Flujos de Conocimiento en Proyectos de Mejora de Procesos Software bajo una perspectiva multi-enfoque índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

CRUZ-CUNHA, Maria Manuela; SIMOES, Ricardo; VARAJAO, João  e  MIRANDA, Isabel. O impacto da exclusão digital na utilização potencial de um mercado eletrónico de serviços de cuidados de saúde e serviços sociais. RISTI [online]. 2014, n.14, pp.33-49. ISSN 1646-9895.  http://dx.doi.org/10.17013/risti.14.33-49.

Cada vez mais os indivíduos necessitam de competências digitais avançadas para participar plenamente na sociedade. Numa Europa em crescente envelhecimento é atualmente reconhecida a importância e o potencial da indústria de serviços para envelhecer bem baseados nas tecnologias de informação e de comunicação (TIC), de que é exemplo o mercado eletrónico de serviços sociais e de cuidados de saúde, o GuiMarket, proposto pelos autores para um município do Norte de Portugal. Com base nos resultados de um inquérito realizado junto de uma amostra de 315 indivíduos, o artigo discute a importância reconhecida a tal serviço e a frequência de utilização prevista, concluindo existir uma íntima relação entre o acesso às TIC e a utilização que os inquiridos preveem fazer do GuiMarket.

Palavras-chave : Mercado eletrónico; serviços de cuidados de saúde; serviços de apoio social; exclusão digital; tecnologias de informação e de comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )