SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Dispepsia: Diferenças na qualidade de vida e géneroImpacto da doença crónica na qualidade de vida: comparação entre indivíduos da população geral e doentes com tumor do aparelho locomotor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Psic., Saúde & Doenças v.9 n.1 Lisboa  2008

 

Promoção de qualidade de vida em crianças e adolescentes

 

T. Gaspar1,2,3,4,5, J.L.Pais Ribeiro3, M.G.Matos1,2 & I. Leal4

1Faculdade de Motricidade Humana (Projecto Aventura Social) / U. Técnica de Lisboa;

2Centro de Malária e outras Doenças Tropicais/Instituto de Higiene e Medicina Tropical / U. Nova de Lisboa;

3Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação – U. do Porto;

4Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Lisboa;

5apoio da bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia SFRH/BD/22908/2005

 

RESUMO: O presente trabalho visa identificar e caracterizar estratégias de promoção de qualidade de vida relacionada com a saúde (QVRS) em crianças e adolescentes, tendo em conta a perspectiva de crianças e adolescentes, pais e profissionais de educação. Foram utilizados métodos qualitativos através da aplicação da técnica de recolha de dados, grupos focais ou grupos de discussão centrados num tema. Para obter informação de modo a contextualizar, clarificar e interpretar o conhecimento adquirido através da revisão de literatura, nomeadamente, de estudos empíricos realizados neste âmbito. Foram efectuados dezasseis grupos, seis grupos de crianças e adolescentes, quatro grupos de pais e seis grupos de profissionais de educação. O discurso dos participantes foi alvo de análise de conteúdo Os resultados realçam essencialmente, a necessidade de actividades alternativas de ocupação de tempos livre dentro e fora da escola, envolvimento mais activo a parte dos pais e participação mais adequada e competente por parte dos professores na promoção da QVRS em crianças e adolescentes. Estas propostas remetem para a necessidade de uma intervenção conjunta e ecológica entre os vários actores e nos diversos contexto.

Palavras-chave: Qualidade de vida, Infância, Adolescência, Promoção de saúde, Grupos focais.

 

Quality of life promotion with children and adolescents

ABSTRACT: The present study aims to identify and to characterize the strategies used in order to promote Health-Related Quality of Life (HRQoL) with children and adolescents, according to children and adolescents’ perspectives, Parents’ perspectives and professionals’ perspectives were also analysed and discussed. A qualitative method was used in order to collect data. A “focus group” or discussion groups based in specific issue was used to collect information and to contextualize, to highlight and to interpret the knowledge obtained through literature. Sixteen focus groups were carried out: six groups with children and adolescents; four groups with parents and six groups with education professionals. Participants speeches were analysed by using a content analyse procedure. The results highlighted from one side the need of alternative activities to spend leisure time inside and outside school. On another hand results suggested the need for parents’ active involvement and the need for a more skilled/ competent participation from education Professional. These features are critical in order to promote HRQoL in children and adolescents. Those proposals indicate the need of a global intervention, framed by an ecological approach involving all actors and several contexts.

Key words: Quality of life, Childhood, Adolescence, Health promotion, Focus group

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS

Bronfenbrenner, U. (2001). Human development, bioecological theory of. In N. J. Smelser & P. B. Baltes (Eds.), International encyclopaedia of the social and behavioural sciences (pp. 6963-6970). Oxford, UK: Elsevier.         [ Links ]

Bronfenbrenner, U. (2005). Making human beings human: Bioecological perspectives on human development. Thousand Oaks, CA: Sage.

Detmar, S., Bruil, J., RavensSieberer, U., Gosch, A., Bisegger, C. & the European KIDSCREEN group (2006). The use of focus group in the development of the KIDSCREEN HRQL questionnaire. Quality of Life Research, 15, 1345-1353.

Gaspar, T. (2005). Saúde e diversidade cultural. In M. Matos (Eds.) Comunicação, Gestão de Conflitos e Saúde na Escola (pp. 69-78). Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana.

Gaspar, T. & Matos, M. (2007). Comportamentos de Saúde de Adolescentes Migrantes e o Efeito Protector da Relação com os Avós. Revista de Estudos Demográficos, 41, 37-51

Gaspar, T., Matos, M., Gonçalves, A., Ferreira, M. & Linhares, F. (2006). Comportamentos Sexuais, Conhecimentos e Atitudes face ao VIH/Sida em adolescentes migrantes. Psicologia, Saúde e Doenças, 7 (2), 299-316

Gaspar, T., Matos, M., Gonçalves, A. & Ramos, V. (2005). Saúde dos Adolescentes Migrantes. In M. Matos (Eds.) Comunicação, Gestão de Conflitos e Saúde na Escola. (pp. 119-124). Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana.

Gaspar, T., Matos, M., Ribeiro, J. & Leal, I. (2005). Saúde, qualidade de vida e desenvolvimento. In M. Matos (Eds.) Comunicação, Gestão de Conflitos e Saúde na Escola (pp. 61-68). Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana.

Gaspar, T., Matos, M., Ribeiro, J. & Leal, I. (2006a). Percepção da qualidade de vida em crianças e adolescentes: diferenças de idade. In actas (CDROM) VI Simpósio Nacional de Investigação em psicologia, Évora.

Gaspar, T., Matos, M., Ribeiro, J. & Leal, I. (2006b). Avaliação da percepção da qualidade de vida em crianças e adolescentes. In C. Machado, L. Almeida, M. A. Guisande, M. Gonçalves e V. Ramalho (Eds.) Actas do XI Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (pp.491-500). Universidade do Minho. Edições Psiquilibrios, Braga.

Gaspar, T., Matos, M., Ribeiro, J. & Leal, I. (2006c). Qualidade de vida e bemestar em crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Brasil, 2(2), 47-60

Huebner, E., Suldo, S., Smith, L. & McKnight, C. (2004). Life Satisfaction in Children and Youth: Empirical Foundations and Implications for School Psychologists. Psychology in the Schools, 41 (1), 81-93.

Konu, A. & Lintonen, T. (2005). Theorybased survey analysis of wellbeing in secondary schools in Finland. Health Promotion International, 21, 27-36.

Lambert, M., Hublet, A., Verduyckt, P, Maes, L. & Broucke, S. (2002). Report «Gender differences in Smoking in Young People». The European Commission, Europe against Cancer. Brussels, Belgium: Flemish Institute for Health Promotion.

Lerner, R., Almerigi, J., Theokas, C. & Lerner, J. (2005). Positive Youth Development. Journal of Early Adolescence, 25, 10-16.

Lerner, R., Lerner, J., Almerigi, J., Theokas, C., Phelps, E., Gestsdottir, S., Naudeau, SW., Jelicic, H., Alberts, A., Ma, L., Smith, L., Bobek, D., RichmanRaphael, D., Simpson, I., Christiansen, E. & Eye, A. (2005). Positive Youth Development, Participation in Community Youth Development Programs, and Community Contributions of FifthGrade Adolescents. Journal of Early Adolescence, 25, 17-71.

MacDougall, C. & Baum, F. (1997). The devil’s advocate: a strategy to avoid groupthink and stimulate discussion in focus group. Qualitative Health Research, 7 (4), 532-541.

Matos, M. (2005a). Adolescência, psicologia da saúde e saúde pública. In M. Matos (Eds.) Comunicação, Gestão de Conflitos e Saúde na Escola (pp. 15-26). Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana.

Matos, M. (2005b). Adolescência, saúde e desenvolvimento. In M. Matos (Eds.) Comunicação, Gestão de Conflitos e Saúde na Escola (pp. 27-39). Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana.

Matos, M., Dadds, M., Barrett, P. (2006) Family-school issues and the mental health of adolescents: post hoc analysis from the Portuguese National Health Behaviour in School aged children survey. Journal of Family Studies, 2, 261-274

Matos, M., Gaspar, T., Vitória, P. & Clemente, M. (2003). Adolescentes e o Tabaco: rapazes e raparigas. Lisboa: FMH, CPT e Ministério da Saúde.

McIntyre, T. & Araújo, S. (1999). Programas de promoção da saúde: Avaliação da eficácia de um programa de saúde psicosexual para adolescentes (PPSA). A Avaliação da promoção da saúde psicosexual na adolescência (pp. 616-631).

Morse, J. (1999). Qualitative methods the state of the art. Qualitative Health Research, 9 (3), 393-406.

Muuss, R. & Porton, H. (1999). Increasing risk behaviour among adolescents. In R. Muuss & H. Porton (Eds.) Adolescent Behavior (pp.422431). USA: McGrawHill College.

Nickerson, A. & Nagle, R. (2005). Parent and Peer Attachment in Late Childhood and Early Adolescence. Journal of Early Adolescence, 25, 223-249.

Nutbeam, D. (1998). Health promotion glossary. Health Promotion International, 13 (4), 349-363.

Ribeiro, J. (1994). A Importância da Qualidade de Vida para a Psicologia da Saúde. Análise Psicológica, 23 (12), 179-191.

Ribeiro, J. (1994b). A Importância da família como suporte social na saúde. Actas da Convenção Anual da APPORT. Braga: Associação dos Psicólogos Portugueses.

Word Health Organisation (1999). WHO information series on school health. Document six. Preventing HIV/AIDS/STI and related discrimination: An important responsibility of health promoting schools Geneva: WHO. Retirado em 10 de Dezembro de 2002 da World Wide Web: www.who.int/hpr/gshi/docs.

World Health Organization (2001). Mental health: strengthening mental health promotion. Fact sheet nº 220. Geneva: World Health Organization.

 

Recebido em 9 de Fevereiro de 2008 / aceite em 29 de Março de 2008

1 Contactar para Email: taniagaspar@fmh.utl.pt