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Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Etnográfica v.11 n.1 Lisboa maio 2007

 

Itinerário de aprendizagens sobre a construção teórica do objecto saber

Telmo H. Caria*

A construção de objectos teóricos de investigação supõe a explicitação e a racionalização dos trajectos autobiográficos que se inscrevem na cultura profissional da investigação em ciências sociais. Estes trajectos mostram que as relações entre teoria e dados não são lineares, sendo atravessadas por conflitos cognitivos. Há, assim, uma cultura de problemas no quotidiano da prática científica que não deve ser confundida com as regras e conflitos de legitimação da produção científica. O trajecto autobiográfico descrito toma como objecto teórico central os conceitos de saber e de cultura profissional. Para o efeito, desenvolve-se uma problemática teórica que começa e acaba na questão das desigualdades socioescolares e que se detém demoradamente na articulação entre as modalidades do sentido contextual do saber prático e recontextualização profissional do conhecimento.

Palavras-chave: sentido contextual do saber, conhecimento-informação, recontextualização profissional do conhecimento, mobilização do conhecimento, desigualdades socioescolares.

 

An itinerary of apprenticeship on the theoretical construction of knowledge as an object

The construction of theoretical research objects assumes the explicitation and rationalisation of the autobiographical trajectories that are inscribed in the professional culture of research in Social Sciences. These trajectories show that the relations between theory and data are not linear, as they are interspersed with cognitive conflicts. So there is a culture of problems in routine scientific practice that should not be confused with the rules and conflicts of legitimating the scientific output in a given social field. The autobiographical trajectory described takes the concepts of knowledge and professional culture as a core theoretical object. For this, a theoretical problem is developed that begins and ends in the question of socio-educational inequalities, and which has protractedly been contained in the interaction between the modalities of the contextual meaning of practical-contextual knowledge and in the professional recontextualisation of knowledge.

Keywords: contextual meaning of knowledge, knowledge-information, professional recontextualisation of knowledge, mobilisation of knowledge, socio-educational inequalities.

 

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*Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa

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