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Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Anál. Social  n.189 Lisboa out. 2008

 

O uso do conceito de cultura na investigação sobre profissões

Telmo Caria*

 

A problematização do conceito de cultura em ciências sociais é antiga e tem tido inúmeras abordagens. Este artigo visa explicitar o uso que temos dado ao conceito quando o inserimos em estratégias de investigação sobre as culturas profissionais. Para o efeito desenvolvemos uma síntese da diversidade de posições e metodologias das ciências sociais que usam o conceito de cultura (epistemologias da cultura) e, com base numa perspectiva inspirada na fenomenologia, nas contribuições de Anthony Giddens e Claude Dubar e numa visão crítica sobre o conceito de prática social em Pierre Bourdieu, propomos uma outra configuração para o objecto cultura (epistemologia da cultura-conjuntura) quando aplicado à análise da actividade de grupos de trabalho técnico-intelectual.

Palavras-chave: cultura profissional; conjuntura; formas identitárias; histerese da estrutura social.

 

Uses of the concept of culture in research on the professions

Analysis of the concept of culture in the social sciences has a long history and has been approached in many different ways. This article seeks to explain its use in the context of strategies for researching the cultures of the professions. We have summarized the different positions and methodologies in the social sciences relating to the concept of culture (epistemologies of culture). Our approach is phenomenogically-based, using the contributions of Anthony Giddens and Claude Dubar, and adopts a critical stance toward Pierre Bourdieu's concept of social practice. We offer a different view of culture as object (the epistemology of culture-conjuncture) when used to analyze the work of technical and intellectual working groups.

Keywords: professional culture; conjuncture; identitarian forms; hysteresis of social structure.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

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* Departamento de Economia, Sociologia e Gestão, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Av. Almeida Lucena, 1, 5000-660, Vila Real, Portugal. e-mail: tcaria@utad.pt.

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