ISSN 0874-4890
[versão impressa
]

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

  

Forma e preparação de manuscritos

Os artigos a publicar na revista “TOXICODEPENDÊNCIAS” deverão ser originais e inéditos. O critério de publicação será, sobretudo, o do mérito científico e/ou técnico do trabalho. Os artigos recebidos são submetidos à apreciação anónima de dois especialistas.

O artigo deve obedecer às seguintes regras:
1. Ter um título que não tenha mais de 45 caracteres e estar organizado em secções (com subtítulos).
2. Ter no máximo 10 páginas (4600 caracteres por página).
3. Ser apresentado em papel A4, dactilografado a dois espaços, com margens largas.
4. Primeira página: apenas o título do artigo, o nome do autor (ou autores), morada completa, telefone e um breve resumo curricular susceptível de ser publicado.
5. Todos os artigos deverão obedecer às normas científicas estandardizadas. As notas são numeradas e incluídas no final do artigo. As referências bibliográficas devem ser ordenadas alfabeticamente e mencionar:
O(s) autor(es), ano de publicação, título, local de edição e editor. No caso das revistas: o(s) autor(es), ano de publicação, título, nome da revista, volume, número e páginas. Os títulos dos artigos e dos capítulos dos livros devem figurar entre aspas e os títulos dos livros e das revistas em itálico.

Deve enviar-nos:
1. Pela Internet, em ficheiro informático (ver Formulário de Submissão).
2. Em alternativa, por via postal. Nesse caso deve enviar-nos:
a) dois exemplares dactilografados;
b) uma versão do texto em CD (Microsoft Word para texto, Power Point para gráficos – PC). Se o texto contiver gráficos, é favor enviar igualmente as tabelas numéricas que lhes deram origem, uma vez que os gráficos terão de ser refeitos. E no caso do texto conter imagens, estas devem ser enviadas com qualidade para impressão offset (com as dimensões finais a 300 dpis), em formato tiff ou jpg, tendo em conta que as imagens e gráficos serão impressos a uma só cor (preto).
3. Um resumo do artigo com o máximo de 200 palavras, em português, francês, inglês e espanhol.
4. Palavras-chave – 3 a 7 palavras-chave para indexação do artigo.

Revisão dos textos
As provas tipográficas poderão ser revistas pelo(s) autor(es) mas estes não poderão, em nenhum caso aumentar ou modificar o texto original. O texto, depois de entregue ao autor, deverá ser-nos remetido no prazo máximo de 5 dias.

Padrões éticos de referência

A submissão de manuscritos pressupõe um compromisso ético. Assim, devem os autores declarar, em carta anexa, assumir as responsabilidades inerentes à autoria dos textos em causa. Devem ainda declarar explicitamente que: a) o manuscrito não vai ser publicado, no todo ou em parte, de nenhuma outra forma, ou em qualquer outra publicação; b) no caso de artigo em co-autoria, todos os autores e co-autores participaram, pessoal e activamente, na elaboração do texto e se consideram responsáveis pela totalidade do seu conteúdo; c) no processo de elaboração dos estudos submetidos, foram respeitados todos os direitos de protecção dos pacientes.

Publicação
A Direcção da revista, ouvido o Conselho Redactorial, reserva-se o direito de publicar os artigos aceites no número da revista considerado mais conveniente. Os artigos e outras informações, tais como Congressos Científicos, acontecimentos no domínio da
toxicodependência ou obras de recensão, devem ser enviados para:

Revista “Toxicodependências”
IDT – Instituto da Droga e da Toxicodependência, I.P.
Praça de Alvalade, 7 - 11º piso
1700-036 LISBOA

  

 [Home] [Sobre esta revista] [Corpo Editorial] [Assinaturas]


© 2010   Instituto da Droga e da Toxicodependência, I.P.

Praça de Alvalade, 7 - 11º piso
1700-036 LISBOA
PORTUGAL


Tel.: +351 211 119000
Fax: +351 211 112795

toxicodependencias@idt.min-saude.pt

www.toxicodependencias.pt